Segurança Avançada: controle de acesso facial

Hoje existem vários dispositivos de alta tecnologia que dão segurança completa, prática e organizada, como o controle de acesso facial, que merece maior atenção

Com o passar do tempo, a segurança institucional deu muitos passos influenciada por avanços tecnológicos significativos, especialmente, em dispositivos de controle de acesso.

Entre as várias novidades que o segmento presenciou, destacam-se os aparelhos de controle de acesso facial, uma tecnologia que permite que as organizações protejam seus espaços e bens com facilidade e sem preocupações.

Mas é comum que as pessoas que não tenham tanto contato com temas e objetos de segurança privada não estejam cientes de todas as vantagens que esse tipo de dispositivo oferece, ainda mais quando comparamos as diferenças dele em relação a outras formas com mesmo objetivo.

Por esses motivos, é importante conhecer melhor o dispositivo para identificar como ele pode funcionar dentro da realidade do seu negócio e com quais outras tecnologias ele se conecta.

Para isso, é só acompanhar a leitura que você ficará por dentro de tudo!

O que é o controle de acesso facial?

De modo geral, o controle de acesso facial é uma tecnologia que reconhece o rosto de uma pessoa e o utiliza como uma chave biométrica.

Seu sistema funciona com base em um banco de dados que contém rostos dos usuários previamente cadastrados (funcionários, clientes, familiares, etc.). Depois do cadastro, os usuários podem acessar os ambientes por meio de um rápido escaneamento facial.

Para isso, o dispositivo usa um processador eficiente que faz leituras precisas, evitando filas e aglomerações nos pontos de acesso, o que o torna perfeito para locais bem movimentados.

E é curioso observar que a necessidade de proteger espaços de forma eficaz e de implementar medidas sem contato físico, é que fizeram a tecnologia facial ganhar certa notoriedade.

As vantagens do dispositivo

Entre os pontos de destaque do dispositivo temos a simplicidade de abrir acessos apenas aproximando o rosto do leitor, como dito antes, principalmente em locais movimentados.

Além disso, a tecnologia é anti-fraude, graças à análise de profundidade facial para evitar enganos com fotos ou vídeos.

E muitos dispositivos realizam a leitura facial em questão de segundos, mesmo que a pessoa esteja utilizando itens que cubram o rosto como bonés ou óculos, o que mostra a grande capacidade de reconhecimento desses aparelhos.

Abaixo, veja alguns dos perfis de estabelecimento que têm adotado a implementação do controle de acesso facial e tente levar em conta a diferença que essa tecnologia traz para o dia a dia desses lugares:

  • Condomínios residenciais
  • Empresas e escritórios corporativos
  • Hospitais e clínicas de saúde
  • Escolas e universidades
  • Academias
  • Clubes esportivos e recreativos
  • Hotéis
  • Resorts
  • Aeroportos e terminais de transporte público
  • Centros de convenções e espaços de eventos
  • Shoppings
  • Fábricas
  • Instituições públicas
  • Centros de distribuição
  • Parte administrativa de teatros, cinemas, restaurantes, empresas de entretenimento, parques, etc.

Qual a diferença do controle de acesso facial?

E claro que existem outras formas de controle de acesso que foram e ainda são utilizadas em comparação ao controle de acesso facial.

A mais tradicional delas é a dos registros manuais, em que os visitantes precisam assinar ou registrar sua entrada em um livro, ata ou planilha.

Embora simples, esse método é muito suscetível a falhas humanas como distrações, esquecimento, repetições e desorganização. Sem contar no tempo e espaço para manter os registros.

Outro método comum são as catracas, que normalmente requerem o uso de cartões de acesso ou crachás para liberar a passagem. E embora ofereçam certo nível de segurança, esses dispositivos também podem ser contornados, seja através do compartilhamento de cartões ou pela violação da catraca.

E por último, tem também os sistemas de senha, PIN ou crachá para acessar os lugares que são sim métodos eficazes, porém não tão efetivos, uma vez que a “chave” não é algo pessoal e único, mas que pode escapar ou ser descoberta.

É importante dizer que alguns dos outros meios, como é o próprio caso das catracas, podem trabalhar em conjunto com o controle de acesso facial, de modo a fortalecer ainda mais a segurança do local.

Controle de acesso facial da Madis

Na Madis você encontra soluções de ponto e controle de acesso em grande variedade de produtos para assegurar seus patrimônios empresariais.

Como o próprio controle de acesso facial. Aqui, temos os modelos MD5714F, MD5713F, MD 5715F e MD 5712F, cada um com suas características, sendo uma delas a capacidade de faces a serem gravadas, indo de 1500 até 50000, e certamente há um deles que pode te atender adequadamente.

Para saber mais sobre os detalhes de cada um deles e ter uma noção completa de sua eficiência no fluxo de pessoas, acesse nossos produtos de controle de acesso e adquira aqueles que mudarão completamente a estrutura de segurança da sua empresa.

Esperamos que as informações aqui prestadas tenham servido de grande instrução e nos colocamos à disposição no que se refere a produtos e serviços empresariais e/ou para segurança patrimonial.

Referências:
https://www.dimep.com.br/blog/controle-de-acesso/controle-de-acess-com-reconhecimento-facial/?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAivGuBhBEEiwAWiFmYcTcfN6Ged6xvm3_6aYq-tDzfWpLv97nyS1sJVDA6LI-_8EBAzkibhoCbqQQAvD_BwE
https://bauencontrol.com.br/?p=1765
https://www.insoft4.com.br/blog/controle-de-acesso-facial-seguranca-e-inovacao
https://headlinks.com.br/tire-as-principais-duvidas-sobre-controle-de-acesso-facial/