Saiba como o terminal de atendimento ajuda a agilizar a recepção de visitantes em todos os tipos de estabelecimentos e negócios
Graças ao avanço tecnológico, é possível desfrutar de mais praticidade em vários setores administrativos. Sendo uma solução que se destaca a do terminal de autoatendimento, uma máquina versátil, pois pode ser utilizada em diversos tipos de estabelecimentos.
Tendo um ou mais deles, seus clientes e visitantes podem realizar diversas operações de forma autônoma, como pagamentos, consultas, triagens e até mesmo check-ins. O que não agiliza apenas o atendimento, como também reduz a necessidade de pessoal para tarefas rotineiras.
Ou seja, além das vantagens significativas em termos de praticidade, esses aparelhos trazem também uma redução de custos significativa.
E uma informação que passa despercebida é que os terminais de autoatendimento podem ser personalizados conforme as necessidades ou identidade de cada estabelecimento, proporcionando uma experiência mais original e conveniente para os usuários.
Se já se deparou com algum deles em lojas, restaurantes e repartições e outros lugares, deve ter percebido que se trata de uma tendência que tem mudado o atendimento e que, claramente, veio para ficar. Por isso, entenda agora mais sobre esses dispositivos.
Afinal, o que é um terminal de autoatendimento?
Um terminal de autoatendimento é uma máquina que permite aos usuários realizar diversas operações de forma independente, sem a necessidade de alguém ajudando, como um atendente, porteiro, segurança, caixa, etc.
Esses usuários podem ser desde clientes de um estabelecimento comercial, como um visitante em um prédio.
Hoje, é possível encontrar um terminal de autoatendimento em todo tipo de estabelecimento, mas estamos mais acostumados aos primeiros que vimos surgir com o passar do tempo, os caixas eletrônicos, os autoatendimentos de teatros e cinemas e etc.
Para se ter uma ideia, aqui vai uma lista de lugares em que hoje já utilizam e talvez ainda não tenha percebido ou tido contato:
- Super e Hipermercados: Nos mercados, os terminais de autoatendimento são utilizados para a parte de pagamento dos produtos. Nesses casos, é comum que o próprio cliente escaneie suas compras para então levá-las.
- Aeroportos: Utilizados para que os passageiros possam fazer o check-in, os autoatendimentos em aeroportos permitem a impressão de cartões de embarque e despacho das bagagens de forma autônoma.
- Postos de gasolina: Muito comum e até o padrão em alguns países estrangeiros para o pagamento de combustível pelos clientes e até de produtos da loja de conveniência. De modo que a máquina calcula a quantidade exata em litros abastecidos e segue para a parte de pagamento.
- Restaurantes de fast food: No Brasil, muitas são as redes de fast food que já adotaram os terminais de autoatendimento. Se caminhar por uma praça de alimentação, verá que eles estão presentes como nunca havia percebido e são muito responsáveis em manter a dinâmica desses restaurantes.
Algo a se notar também é que como são os próprios clientes que elaboram seus pedidos, é possível dizer que o índice de erro é menor, pois não sofre falha de comunicação e está menos sujeito ao esquecimento. - Repartições públicas: Em todo lugar que recebe muitas pessoas e precisa ser ágil no atendimento, os terminais de autoatendimento estão sendo considerados e aplicados e nas repartições públicas não é diferente, seja para agendar uma documentação, conseguir uma segunda via, agendar uma visita ou realizar outras tarefas.
- Hospitais: E ao falarmos de lugares que precisam essencialmente de um atendimento ágil, o ramo da saúde é um provavelmente o principal deles, nesse sentido, o terminal de autoatendimento tem tudo o que é necessário para realizar uma recepção adequada e encaminhar paciente e acompanhante para a devida triagem.
Como um terminal de autoatendimento funciona?
Após ter contato com um, a dúvida que pode ficar é “como ele funciona?” ou, mais precisamente, “o que ele requer?”.
Então saiba que o funcionamento de um terminal de autoatendimento é simples. Basta que ele esteja conectado a uma fonte de energia elétrica e a uma rede de comunicação, como internet ou rede local.
Como cada um tem uma finalidade e até pode ter uma identidade visual própria, é necessário também um software atualizado e configurado corretamente para as operações desejadas. O que pode ser fornecido pela rede para o qual presta serviço ou empresa técnica responsável.
E assim, com muita praticidade, o terminal de autoatendimento pode oferecer uma experiência conveniente e eficiente para todos os envolvidos.
O terminal de atendimento da Madis
E caso esteja pesquisando com interesse em adquirir um, na Madis, trabalhamos com um modelo indicado para estacionamentos, que realiza toda a parte de saída dos clientes realizando, inclusive, a parte de cobrança.
Para isso, ele conta com um software adequado que realiza toda a parte sistêmica e técnica, poupando a vida do comerciante e da equipe de funcionários.
Se quiser saber mais sobre este produto, você pode acessar nosso terminal de autoatendimento, tirar suas dúvidas e solicitar um orçamento na própria página do link.
Referências:
https://imply.com/pt/solucao-em-terminais-de-autoatendimento-sao-o-futuro-do-mercado/
https://valor.globo.com/publicacoes/especiais/meios-de-pagamento/noticia/2023/08/22/fabricantes-de-terminais-de-autoatendimento-preveem-mais-pedidos-e-concorrencia-chinesa.ghtml
https://blog-parceiros.ifood.com.br/autoatendimento/
https://www.perto.com.br/o-papel-do-autoatendimento-bancario-nos-proximos-anos/