Veja a seguir todas as vantagens do controle de acesso com tecnologia facial e saiba porquê escolher esta tecnologia para a sua empresa.
Imagine só:
Você chega para trabalhar, coloca o seu rosto no sistema de controle de acesso que fica na entrada da empresa, ele faz uma leitura digital da sua face e, automaticamente, libera a sua entrada.
Sem precisar decorar senhas. Sem precisar aguardar que uma pessoa abra a porta pra você. Sem precisar procurar um documento na bolsa.
Parece coisa de série de ficção científica, não é mesmo?
Mas, na verdade, esta é uma tecnologia que já faz parte da realidade desde o surgimento das câmeras digitais.
Desde então, esse tipo de sistema tem sido desenvolvido e utilizado para diversas funções, que vão desde câmeras de segurança em aeroportos ao controle de acesso na portaria de organizações.
Acredite, o controle de entradas e saídas em planilhas está ficando no passado e as empresas que não se adequam acabam ficando para trás.
Neste artigo, você confere como funciona o controle de acesso com tecnologia facial e quais são as suas principais vantagens. Continue lendo!
Como funciona o controle de acesso com tecnologia facial?
A tecnologia facial, também conhecida como biometria facial ou reconhecimento facial, é construída por softwares e algoritmos que mapeiam os padrões no rosto de uma pessoa, a partir de informações que já estão guardadas no sistema, sendo capaz de diferenciar as pessoas.
Essa tecnologia consegue identificar as características de cada rosto, como:
- a linha da mandíbula;
- o tamanho do crânio;
- distância entre os olhos;
- a largura do nariz;
- etc.
Estas informações são arquivadas em um banco de dados virtual e, a partir desse registro, é criado uma espécie de “RG de rosto”, no qual o algoritmo consegue identificar os pontos do rosto, codificar e identificar quem é a pessoa.
Apesar do que muitas pessoas pensam, essa análise é bastante criteriosa e específica, sendo capaz, inclusive, de diferenciar o rosto de gêmeos idênticos.
Sendo assim, o controle de acesso com tecnologia facial se trata de um sistema que identifica o rosto do usuário e permite, ou não, a sua entrada em um ambiente.
5 principais vantagens da tecnologia facial
Não é necessário contato físico
Em tempos de pandemia e distanciamento social, essa é uma das características que muitas empresas priorizam durante a contratação de um controle de acesso com tecnologia facial.
No entanto, esta não é a única vantagem.
A falta de contato físico também significa que a empresa não precisa contratar vários funcionários para realizar o controle de entrada e saída e, consequentemente, poderá reduzir os custos.
Afinal, basta fazer a aproximação do rosto no sistema e pronto, acesso liberado.
Menores riscos de falha
Um sistema de controle de acesso precisa ser seguro, afinal ele existe para liberar o acesso apenas de pessoas autorizadas e impedir que pessoas não autorizadas entrem na empresa.
Portanto, um controle de acesso com sistema facial evita esse tipo de situação e tem menores riscos de falhas.
Isso acontece, pois a identificação acontece com base em uma centenas de pontos distribuídos no rosto do usuário, os quais são utilizados para que o sistema consiga fazer uma leitura do rosto e identificar as características que o tornam diferente dos outros rostos.
Depois desta leitura, o sistema verifica se estas características já estão cadastradas em seu banco de dados e se o acesso é permitido ou não.
Menores riscos de fraudes
Cada rosto é único e possui as suas particularidades. Até mesmo os gêmeos idênticos possuem pequenas características capazes de diferenciar os seus rostos.
Neste sentido, a possibilidade de fraude em um sistema de controle de acesso com tecnologia é, praticamente, impossível.
Afinal de contas, este tipo de sistema possui uma tecnologia capaz de identificar quando:
- o usuário fez um corte de cabelo;
- se está usando um acessório, como óculos;
- adquiriu alguma marca ou cicatriz no rosto;
- ou fez alguma mudança na face.As informações que são recolhidas e armazenadas em seu banco de dados, envolvem diversos detalhes do rosto, possibilitando maior autenticidade durante o reconhecimento facial, evitando possíveis golpes.
Segurança dos dados dos usuários
Em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a segurança das informações dos usuários, principalmente algo tão pessoal como as características da sua face, é algo primordial.
Por isso, um sistema de controle de acesso com tecnologia facial coleta as informações e as armazena de maneira criptografada, o que garante a privacidade e segurança dos dados de todos os envolvidos.
Integração com outros dispositivos
Sabemos que um sistema de controle de acesso não é o único sistema que uma empresa utiliza, por isso a tecnologia facial também permite fácil integração com outros dispositivos, como portões e catracas, por exemplo.
Desta forma, um usuário que teve a sua permissão de entrada aprovada no primeiro sistema, consegue ter acesso aos outros ambientes mais facilmente por conta dessa integração das informações e dados.
Este artigo ajudou você a entender melhor como o controle de acesso com tecnologia facial funciona? Então, aproveite para ler também o nosso texto “Quais os benefícios de adquirir um controle de acesso para empresa”. Boa leitura!