Empresas de todos os portes precisam de ferramentas que facilitem o controle do dia de trabalho de seus colaboradores, e o registro eletrônico surgiu como uma resposta prática.
Com o passar dos anos, houve uma evolução significativa no cenário empresarial em relação ao registro do dia de trabalho de seus funcionários.
Na maioria, devido ao avanço ininterrupto da tecnologia que impulsionou vários segmentos e propôs soluções para várias questões sociais e mercadológicas.
Seja com novas ferramentas eficientes e dispositivos específicos para monitorar e registrar as atividades laborais, seja mesmo com novas formas administrativas de lidar com as questões e que até então não eram consideradas.
E sem dúvidas o relógio de ponto tem sua marca dentro do processo evolutivo nesse controle das horas trabalhadas, oferecendo precisão e confiabilidade através da inovação prática dentro dos recursos humanos.
Mas antes de seu surgimento, casos de erros e fraudes trabalhistas eram muito comuns. O que deixava explícita a necessidade de meios organizados e automatizados.
A evolução do relógio de ponto
Antigamente, esse controle de horas e presenças era conduzido por métodos manuais, ou seja, os próprios responsáveis – frequentemente, os donos da empresa – é que deviam anotar, colaborador por colaborador, todas as informações de entrada e saída.
Anotando também suas ausências em forma de observações em seus respectivos cadernos, agendas e arquivos.
E como vimos, tal processo ficava suscetível a erros e fraudes, demandando uma quantidade considerável de tempo e recursos.
Com o advento do Registro Eletrônico, esse panorama mudou completamente, pois a automação oferecida por esses sistemas não apenas passou a otimizar a gestão dos recursos humanos, como também minimiza equívocos e assegura a precisão nas informações registradas.
Nesse sentido, o registro eletrônico fez mais do que simplificar a administração dos funcionários. Com ele, reduzem as incidências de problemas trabalhistas, tempo de resposta para confirmação de frequência e é possível dizer também que, a partir dele, a gestão de tempo e a melhora na produtividade, são reações naturais à implementação.
As Portarias regulamentares
Essa implementação do relógio de ponto ganhou diretrizes significativas aqui no Brasil começando pela Portaria 1510, que estabeleceu os parâmetros e regras específicas para o uso desses sistemas, bem como ocorre com todo equipamento capaz de mudar as relações e contextos diários.
Essa normativa buscou regularizar e garantir a confiabilidade dos registros de ponto. Depois, seguindo a tecnologia e novas demandas, veio a Portaria 671 como uma resposta aprimorada da anterior.
- Essa normativa buscou regularizar e garantir a confiabilidade dos registros de ponto. Depois, seguindo a tecnologia e novas demandas, veio a Portaria 671 como uma resposta aprimorada da anterior.
- Depois veio a Portaria 373, que surgiu para incorporar novas tecnologias de controle de ponto, se tratando, basicamente, de uma adição à 1510 que foi criada para regulamentar os modelos já existentes no mercado.
- E com a pandemia e adoção do trabalho remoto, o Ministério do Trabalho revogou as portarias antigas e substituiu por uma nova, a Portaria 671. Que reúne as regras anteriores, mas torna as normas mais fáceis de entender, adicionando regras mais modernas e permitindo novas maneiras de registrar o ponto.
Assim, as Portarias possibilitam várias opções de dispositivos de registro eletrônico que, de diferentes formas e opções, trazem segurança e organização para o RH de qualquer empresa, conheça agora algumas opções.
Portanto, certifique que o time de RH e DP conhecem a CLT, a legislação de forma geral e como funcionam as sanções.
Saiba mais sobre a obrigatoriedadede ponto eletrônico em empresas.
Tipos de Registro eletrônico
Há vários benefícios no relógio de ponto digital, e entre os principais modelos de dispositivos, existem desde aqueles com tecnologias de leituras físicas específicas, até formas que a maioria das pessoas já estão mais familiarizadas.
Na MADIS, você modelos de todos esses tipos, sendo alguns deles:
Relógio de ponto com leitor facial
Trata-se de um aparelho ideal para empresas de pequeno porte que procuram uma forma de controlar o ponto utilizando a imagem facial coletada no ato.
Com a captura da imagem do rosto do funcionário, ele dá um comprovante toda vez que ocorre o registro. Para garantir a segurança, é equipado com algoritmos que evitam o uso de fotos ou vídeos na hora da leitura.
Alguns modelos do tipo que trabalhamos são o Coletor de Marcações MD 5715P Comune, MD REP EVO II REP-C Facial e o MD 0706 Facial.
Relógio de ponto biométrico
Já o relógio de ponto biométrico funciona a partir da leitura da digital dos funcionários, garantindo marcações seguras. E, assim como o tipo anterior, a cada vez que ocorre um registro de ponto, ele libera um comprovante impresso para o colaborador.
Opções de modelos de relógio de ponto com leitor biométrico são o MD 0706 REP-A, MD 0706 e o MD REP EVO II.
Relógio de ponto por proximidade (cartão)
Um pouco mais tradicional e familiar, o relógio de ponto por proximidade atende qualquer empresa que deseja controlar o ponto dos colaboradores através de um cartão de uso interno e também imprime um comprovante com corte automático para o funcionário.
Entre os modelos de proximidade, oferecemos o MD REP EVO II e o MD 0706 REP-A.
Relógio de ponto com QR code
Os modelos com QR code, oferecem agilidade para empresas, sem nem mesmo contato, seja com o código impresso ou via celular. Depois que ele escaneia a matrícula, o ponto é registrado, tudo de forma prática. E dois modelos que oferecem tal tecnologia são o MD REP EVO II QR CODE e o MD 0706 REP-A
Outros dispositivos
E além dos casos acima, a MADIS trabalha com o relógio de ponto cartográfico (aquele que lê cartão de ponto do colaborador), direcionado para empresas que ainda não possuem ou não pretendem sistematizar esse processo, e utilizam livro de registro para documentar tudo.>
E por fim, o software de gestão, alternativa de ótimo custo benefício que contém todo o necessário para as rotinas e funcionalidades do registro de seus funcionários, tudo em um único sistema fluido, eficaz e de fácil implementação e uso.
Se ficou interessado em algum dos modelos mencionados, veja mais sobre ele em nosso link sobre relógio de ponto e encontre exatamente a solução que sua empresa precisa.
Referências:
https://www.madis.com.br/relogio-de-ponto/
https://www.madis.com.br/blog/como-ter-maior-controle-de-ponto-dos-funcionarios-veja-4-dicas-uteis/
https://www.madis.com.br/blog/qual-a-portaria-do-ministerio-do-trabalho-ideal-para-a-sua-empresa/
https://www.madis.com.br/blog/5-beneficios-em-adquirir-um-relogio-de-ponto-digital-na-sua-empresa/