5 principais vantagens do controle de ponto mobile

Um controle de ponto mobile é uma tecnologia que permite que a marcação, gestão e controle de ponto seja feito por um celular, tablet ou computador, sem que o colaborador precise estar presencialmente na empresa. Veja outras vantagens a seguir!

Você sabia que um colaborador pode bater o ponto e começar a trabalhar, sem nem precisar sair de casa e ir até a empresa?

Uma tecnologia como esta tem sido amplamente utilizada em diversas empresas por todo o Brasil, principalmente aquelas que aderiram ao modelo de trabalho remoto, híbrido ou possuem funcionários que costumam viajar bastante e precisam bater o ponto à distância.

Neste texto, você vai encontrar as principais vantagens sobre esta tecnologia. Continue lendo!

O que é o ponto mobile?

O ponto mobile é uma tecnologia que permite que o colaborador faça a marcação do ponto pelo seu celular.

Basta o funcionário acessar o site ou aplicativo, fazer o login e marcar o ponto de qualquer lugar, apenas utilizando o seu dispositivo móvel e sinal WiFi ou 3G.

Além desta funcionalidade, um ponto mobile também possui outras ferramentas úteis para as empresas, principalmente aquelas que funcionam em regime de trabalho remoto ou híbrido, no qual as pessoas vão raramente ou apenas algumas vezes ao escritório. Veja:

  1. relatórios completos, contendo cálculos básicos de fechamento do mês de cada funcionário, como banco de horas, horas trabalhadas, faltas, adicionais, horas extras, horários de entrada e saída, etc;
  2. alertas personalizados para lembrar cada funcionário de registrar o seu ponto;
  3. tratamento de ponto online, para realizar ajustes nos pontos registrados, caso seja necessário;
  4. mecanismos de segurança para impedir marcações de pontos indevidas, por geolocalização, controle por IP e reconhecimento facial ou digital;
  5. equipe de suporte para auxiliar em caso de dúvidas ou problemas durante o uso da tecnologia;
  6. entre outras funcionalidades.

5 vantagens do controle de ponto mobile

#01: Agilidade no processo de marcação e controle de ponto

Se feito manualmente, a marcação e o controle de ponto podem ser atividades que geram bastante dor de cabeça às pessoas.

Isso porque a marcação do ponto manual gera filas, demora e ainda abre margem para erros.

E o controle de ponto manual leva todo o tempo dos funcionários do RH embora, além de também abrir margem para erros, perda de dados e fraudes.

Enquanto isso, o controle de ponto mobile garante agilidade e otimização do tempo tanto para quem marca o ponto, quanto para quem precisa fazer a sua gestão.

#02: Custo de manutenção menor

Um sistema de controle de ponto mobile possui um investimento menor e, além disso, por se tratar de uma solução web, o custo de manutenção não é tão alto.

Afinal de contas, tanto a marcação do ponto quanto a gestão e controle destes dados podem ser feitos através de um smartphone, tablet ou computador.

#03: RH menos operacional e mais estratégico

A equipe de RH receberá todas as informações pertinentes à vida dos funcionários em tempo real e online.

Isso garante mais tempo livre para a equipe, permitindo que as pessoas foquem menos em atividades operacionais e repetitivas, e mais em atividades estratégicas e que proporcionarão um impacto maior na vida dos colaboradores e nos objetivos da organização.

Por exemplo:
Uma das vantagens em adotar um controle de ponto mobile é ter acesso a relatório e gráficos personalizados e simples de entender.

Com esses dados em mãos, o RH pode analisar criticamente as informações e refletir, por exemplo, o porquê da quantidade de faltas, atrasos ou excesso de banco de horas.

Com estes questionamentos em mente, ficará muito mais fácil pensar em soluções eficientes e criativas para organizar os processos e resolver os desafios.

#04: Maior transparência das informações

Além dos pontos anteriores, um controle de ponto mobile também permite maior transparência e eficiência no controle das informações.

Como isso acontece?

De forma geral, um sistema como este possui uma tecnologia capaz de reunir todos os dados de maneira muito mais rápida e organizá-las de forma bastante acessível em gráficos personalizáveis.

Quando uma pessoa da equipe de RH vai fazer o fechamento de ponto no final do mês, ela precisa apenas observar os gráficos e relatórios.

Esta característica do controle de ponto mobile possui grande impacto na rotina da equipe e garante que nenhuma informação ficará faltando ou que haverão erros na análise dos bancos de horas, por exemplo.

Os colaboradores poderão contar com uma gestão de RH muito mais transparente e o RH trabalhará cada vez menos no modo manual, usando planilhas e papéis.

#05: Jornadas de trabalho mais flexíveis

Por fim, uma das principais vantagens do controle de ponto mobile é a garantia de flexibilidade das jornadas de trabalho e liberdade para os colaboradores.

Os funcionários poderão controlar a sua própria jornada, terão autonomia para marcar o ponto e começar o seu trabalho no momento em que se sentirem mais produtivos e a empresa terá um time mais engajado, responsável e feliz.

Afinal, não é preciso que ninguém esteja presencialmente na empresa para que o trabalho seja feito, não é mesmo?

É claro que isso funciona muito bem para trabalhadores que precisam visitar clientes constantemente, têm o hábito de viajar ou estão em regime remoto ou híbrido.

Na prática, se uma pessoa precisa trabalhar 8 horas por dia, em uma empresa tradicional ela teria que bater o ponto às 8h e depois às 18h.

Neste formato, ela pode optar por começar às 12h, por exemplo, e finalizar o trabalho às 20h.

Este artigo ajudou você a entender quais são as vantagens do controle de ponto mobile? Então, aproveite para ler também um post completo sobre o fechamento de ponto online. Boa leitura!