A eficiência se tornou um pilar fundamental para o sucesso operacional de uma gestão empresarial. E um dos pontos cruciais para alcançá-la é a integração entre diferentes sistemas de ponto e acesso e segurança.
Essa integração diz respeito à funcionalidade de variadas tecnologias e processos que controlam tanto a presença dos colaboradores quanto o acesso a determinadas áreas dentro da empresa, de modo a convergirem.
O que requer conhecimento desde as tecnologias disponíveis no mercado até como elas podem dialogar entre si, se condizem com seu negócio e que tipo de segurança deseja ter.
Para entender a importância de tudo isso, vamos levantar os principais tópicos sobre os controle de frequência e como podem operar em sua empresa.
Tecnologias disponíveis
As soluções variam desde métodos tradicionais até tecnologias inovadoras, como reconhecimento facial e sistemas baseados em nuvem. Por isso, vamos focar nas principais e em suas aplicações práticas.
Biometria
A biometria já é amplamente utilizada em vários tipos de estabelecimentos e contextos, pois utiliza características físicas – como impressões digitais – para autenticar a identidade dos indivíduos que chegam.
A aplicação prática da biometria em um sistema permite mais rapidez ao eliminar a necessidade de objetos ou senhas. Algumas das leituras e formas disponíveis são:
- Impressão digital
- Reconhecimento de palma da mão
Cartões de proximidade
Os cartões de proximidade são acessórios baseados na chamada tecnologia RFID, que permite que os funcionários acessem áreas restritas com um simples toque do cartão em um leitor. Cartões estes fáceis de usar e que já são a forma comum de segurança e controle em muitos estabelecimentos.
Reconhecimento facial
O reconhecimento facial é uma das formas de biometria já citadas e vale uma observação à parte porque seu uso tem se mostrado um dos mais práticos e de amplo uso em diferentes estabelecimentos.
Isso porque utiliza algoritmos para identificar os indivíduos com base em características faciais. Tecnologia que oferece uma forma conveniente e precisa de controle, especialmente em locais onde a segurança é uma prioridade.
E, por mais que alguns pensem ser possível, não é passível de enganos como por meio de maquiagens, imagens em vídeo e uso de adornos, pois o sistema capta bem traços únicos e os registra em seu banco de dados próprio.
Tecnologias baseadas em smartphone
Há ainda aplicativos móveis e tecnologias baseadas que podem ser utilizadas através de smartphone, itens que já se tornaram muito comuns de se ter por perto.
Nesses casos, eles permitem que os funcionários usem seus dispositivos móveis como credenciais de acesso, o que proporciona uma experiência prática e flexível ao estabelecimento, além de reduzir a necessidade de produzir cartões físicos, o que também pode ser considerado um custo.
Sistemas de controle de acesso baseados em nuvem
Indo para as formas mais avançadas de sistemas, um que tem chamado muito a atenção são os que se valem de controladores de acesso baseado em nuvem, oferecendo além das vantagens já apresentadas antes, a chamada escalabilidade, ou seja, permite que as empresas gerenciem o acesso de forma remota e centralizada.
O que garante uma exposição bem menor de líderes, profissionais de segurança e outros colaboradores. Desse modo, é uma abordagem que simplifica a administração e proporciona maior controle sobre quem pode acessar determinadas áreas.
Torniquetes
Provavelmente já conhece os torniquetes e podemos reconhecer que são os dispositivos mais operacionais devido ao seu funcionamento mecânico e nada é mais do que um dos controle de frequência mais tradicionais existentes.
Isso porque, mesmo simples, funciona perfeitamente ao administrar o fluxo de pessoas e impedir a entrada de indivíduos não autorizados. O que torna os torniquetes aparelhos robustos e ideais para locais com alta circulação de pessoas.
Terminais de autoatendimento
E por último, outro dispositivo que tem se tornado comum em vários espaços, especialmente em hospitais, ambientes públicos e comércios. Os terminais de autoatendimento permitem que os funcionários emitam suas próprias credenciais de acesso, que os visitantes sejam orientados e, além disso, não depende de recursos humanos para funcionar.
Como integrar algumas dessas ferramentas?
Integrar essas tecnologias de forma eficaz só requer planejamento, levando em consideração pontos-chave do espaço em que deseja aplicá-los. Então, aqui vão algumas instruções para garantir uma integração bem-sucedida:
Avalie suas necessidades: Identifique as necessidades específicas da sua empresa e escolha as tecnologias que melhor atendam a elas.
Escolha soluções compatíveis: Certifique-se de que as tecnologias selecionadas sejam compatíveis entre si e possam ser facilmente integradas ao seu sistema existente.
Invista em treinamento: Além de equipamentos, as pessoas que atuam na segurança também precisam estar bem preparadas. Com isso, garanta que os funcionários sejam devidamente treinados no uso dessas novas tecnologias.
Teste e ajuste: Uma vez implementados, realize testes esporádicos para garantir que as tecnologias estejam funcionando conforme o esperado e faça ajustes quando necessário para otimizar o desempenho.
Mantenha-se atualizado: Mesmo depois de tudo funcionando perfeitamente, busque sempre estar atento às novidades para manter os espaços de sua propriedade sempre seguros.
Sistemas de gestão de acesso e segurança
Algo que não podemos deixar de citar sobre os controle de frequência, são os sistemas de gestão que centralizam todos os dispositivos e tecnologias para serem controlados e observados num só lugar.
Com eles, também é possível monitorar e controlar o acesso a diferentes áreas, gerenciar alarmes e incidentes, e garantir maior proteção geral das instalações.
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Referências
https://if.ind.br/blog-integracao-sistemas-controle-de-acesso/
https://pontoonlinetech.com.br/blog/os-5-melhores-sistemas-de-ponto-do-mercado/